Torres Vedras participou no Congresso Internacional das Cidades Educadoras
publicidade

Encontro reuniu cerca de 800 pessoas em representação de 118 cidades de 24 países em torno de temas como coesão social, ambiente, cidadania participativa e educação.

O 15º Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que decorreu em Cascais entre 13 e 16 de novembro, contou com a participação de Torres Vedras. “Cidade, Pertença das Pessoas” foi o mote do encontro, que reuniu cerca de 800 pessoas em representação de 118 cidades de 24 países em torno de temas como coesão social, ambiente, cidadania participativa e educação.

Torres Vedras participou na reunião dos municípios que pertencem à Comissão de Coordenação da Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras – RTPCE, que decorreu no segundo dia do Congresso. O Município esteve ainda em destaque através da exposição Experimento e Aprendo em Torres Vedras. A mostra do projeto “Maleta Pedagógica” esteve patente no stand dedicado à RTPCE e apresentou o resultado do trabalho desenvolvido ao longo de cerca de dois anos no âmbito do grupo de trabalho temático “Experimentar para Aprender”.

“No Domingo a Rua é Nossa” – atividade que leva ao corte de trânsito de uma das ruas da cidade para ali se promover a atividade física informal – e “Moving and Learning Outside” – projeto europeu liderado por Torres Vedras, no âmbito do Programa Erasmus+, que visa promover a prática da educação ao ar livre em idade pré-escolar – foram as boas práticas do Município apresentadas no âmbito do Congresso.

“Desenhar a cidade a partir das pessoas, das suas necessidades e aspirações”, “A convivência para o sentimento de pertença” e “A cidade para as pessoas e seus projetos de vida” foram os eixos orientadores do 15º Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que contou com oradores como Robin More e Nilda Cosco, diretores do Programa Natural Learning Initiative, Jose Maria del Corral, presidente da Fundação Scholas Ocurrentes, Carlos Neto, Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana, Nelson Dias, consultor do Banco Mundial para a Democracia Participativa, e Pedro Norton de Matos, empreendedor em sustentabilidade.

publicidade

Artigo anteriorParaquedista morre na Nazaré
Próximo artigoCâmara de Torres Vedras reforça Orçamento Participativo e lança edição jovem
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui