Torres Vedras participou no sexto encontro do projeto europeu BioCantinas
publicidade

O 6.º encontro transnacional da Rede de Transferência de BioCantinas realizou-se entre 14 e 17 de outubro, em Trikala, na Grécia. O Município de Torres Vedras esteve representado, enquanto parceiro desta rede.

O encontro serviu para avaliar o progresso dos vários parceiros deste projeto europeu, que visa promover a introdução de alimentos biológicos de origem local nas refeições escolares, reduzir o desperdício alimentar e sensibilizar os alunos e as famílias para uma alimentação sustentável.

O Município está implementar estas boas-práticas desde 2018, com a introdução de alimentos biológicos nas refeições de uma escola piloto – a Escola Básica da Conquinha – e a realização de ações educativas sobre alimentação saudável e produção sustentável de alimentos em várias escolas do 1.º ciclo do ensino básico. Entre essas ações, destacam-se as hortas biológicas escolares, a monotorização do desperdício alimentar e a disponibilização dos menus das refeições escolares e de receitas saudáveis aos encarregados de educação.

A Rede de Transferência de BioCantinas é liderada pelo Município de Mouans-Sartoux que está a transferir para os parceiros – Torres Vedras, Pays des Condruses (Bélgica), Troyan (Bulgária), Trikala (Grécia), Rosignano Marittimo (Itália), e Vaslui (Roménia) – um modelo de boas-práticas desenvolvido pelo mesmo, e que permitiu o fornecimento de refeições 100% biológicas nas escolas a cargo deste município francês.

Esta rede pertence ao programa europeu URBACT, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que promove o desenvolvimento urbano sustentável, através da aprendizagem e troca de experiências.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here