
A cidade será dotada de Sistemas de Informação Rodoviária em Tempo Real em paragens BUS, estação de comboios e na praça de táxis com maior afluência.
Prevê-se que no 2º semestre de 2019 a cidade de Torres Vedras tenha as paragens de chegada e confluência equipadas com MUPI’s Digitais (mobiliário urbano para informação) e painéis de LED’s.
Está também proposta a instalação de painéis de LED’s em mais 13 paragens BUS da cidade e ainda na proximidade da estação de comboios, na praça de táxis com maior afluência no centro da cidade e no terminal rodoviário (neste local um MUPI e painel digital), totalizando 25 painéis de LED’s e 15 MUPI’s.
Além destas duas principais componentes do projeto (painéis LED’s e MUPI’s), está ainda previsto uma plataforma de controlo (para receber o posicionamento GPS dos autocarros, tratar e gerir essa informação e enviar os tempos espectáveis de chegada dos autocarros às paragens e mensagens de aviso e/ou comerciais do sistema) e uma app móvel para os utentes.
Este projeto, previsto no PEDU (Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano) e no PAMUS (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável), consiste na instalação de painéis digitais informativos com indicação dos tempos de espera e outras informações úteis (como horários, tarifas/bilhetes, alterações ocasionais de serviços e outras informações sobre mobilidade), a colocar nas paragens de autocarros ou junto a interfaces de transportes.
A afluência de utilizadores e o maior número de percursos diferentes por paragem foram os critérios para a instalação dos equipamentos nas localizações.
Os painéis serão colocados de forma a garantir boas condições de percetibilidade das mensagens neles contidas e acautelar a normal circulação e segurança dos peões nas vias pedonais.
Pretende-se desta forma promover a competitividade dos transportes públicos face ao transporte individual, por meio da adotação de soluções tecnológicas inovadoras e atrativas para a utilização dos primeiros, contribuindo-se para a redução das emissões de gases de efeito de estufa e do ruído produzido pelo tráfego automóvel.
Crédito de Imagem: Câmara Municipal de Torres Vedras