Torres Vedras propõe fundo para apoiar reconstrução da Catedral de Notre-Dame
publicidade

A iniciativa de apoio ao monumento, que na segunda-feira foi assolado por um incêndio, foi decidida em reunião de Câmara desta terça-feira.

Ontem, 16 de abril, o executivo municipal de Torres Vedras esteve reunido no Edifício da Câmara Municipal de Torres Vedras para mais uma reunião ordinária não pública em que foi decidido que a Câmara Municipal de Torres Vedras quer criar um fundo para apoiar a reconstrução da Catedral de Notre-Dame de Paris, em França, assolada por um incêndio na segunda-feira.

Na nota de imprensa enviada ao TORRES VEDRAS WEB, é explicado que a iniciativa de apoio ao monumento tem como nome “Fundo Municipal 5.10.15 Portugal por Notre-Dame” na qual “os municípios poderão contribuir com cinco mil euros, no caso de municípios que têm entre cinco e 20 mil habitantes, dez mil euros, no caso de municípios que têm entre 20 e 100 mil habitantes, ou 15 mil euros, no caso de municípios com mais de 100 mil habitantes”.

Os municípios poderão contribuir até ao dia 31 de dezembro, com o valor angariado a ser entregue ao Governo Francês, na Câmara Municipal de Paris, no dia 2 de janeiro de 2020.

A proposta de criação do “Fundo Municipal 5.10.15 Portugal por Notre-Dame” foi remetida à Ministra da Cultura, assim como ao primeiro-Ministro, ao Presidente da República, ao presidente da Assembleia da República e à Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Quanto à gestão do fundo “deverá ser gerido pela Associação Nacional de Municípios Portugueses e pelo Ministério da Cultura, cabendo à associação definir os valores adequados a disponibilizar”, lê-se em nota de imprensa.

Além da mobilização dos municípios portugueses, a Câmara Municipal de Torres Vedras pretende “que a iniciativa seja difundida junto de todos os estados-membro da União Europeia”.

publicidade

12 COMENTÁRIOS

  1. E já agora porque não investem na reabilitação das ruínas do Convento de Penafirme? Não sei se os senhores autarcas sabem, mas fica aí no município, bem perto do Porto Novo.

  2. Só pode ser brincadeira, com tantos donativos que eles já têm e nós, em Portugal, com tantos défices a tantos níveis… é para ficar bem na fotografia? Preocupem-se com o sistema de saúde miserável, com as faltas de condições para deficientes e seus cuidadores e tantas outras coisas. Hipocrisia!

  3. Senhores vereadores tenham consciência e decência do estao a fazer. O dinheiro é nosso é de todos os contribuintes deste concelho, com este dinheiro poderiam ajudar famílias carenciadas do nosso concelho poderiam usar para bolsas de estudos, para incentivos á natalidade incentivos para o empreendedorismo, usar este dinheiro criar fundos para melhorar as infraestruturas do nosso concelho/ zona oeste.. tanta coisa onde pode ser aplicado. E meus senhores criar um fundo para ajudar na reconstrução de um monumento de um pais pertencente ao G20, países mais ricos do mundo, um pais com o terceiro maior PIB da europa e 29 maior PIB do Mundo em 2018!!!! Senhores tenha decência.

  4. Concordo com todos os Donativos para a reconstrução de Notre Damme mas porque não deixar isso para a UNESCO e outras entidades… De certeza não faltaram donativos para essa bela catedral! Mas o património português encontra se na sua maioria em mau estado de conservação e quase nunca existem verbas para o restauro dos mesmos porque não canalizar esses donativos para o património português /municipal ou mesmo investir no. Museu de Torres que bem precisa?

  5. Em vez de ajudar a catedral porquê nao ajuda o posto de saude que esta com as consultas atrasadas 6 meses.
    Isso é uma vergonha pra torres vedras pois estao marcando consultas de quem deixou o nome la em novembro .
    O presidente da camara nao se preocupa porquê quando ele precisa vai no particular pago com os nossos impostos.

  6. Para quando um “pensamento luminoso” do Sr,Presidente e Camara Municipal para fazer os passeios e as obras no largo da Serra da Vila, pois com o transito que utiliza a estrada municipal em vez da nacional …quase não podemos por um pé fora da porta e é impossível caminharmos sobre as bermas que estão em misero estado…e pensar em tudo o que nos faz falta……..

  7. Já agora deixem uma pequena verba para reparar o munumento ao Bombeiro que está em total abandono no parque Verde,pois acredito que muitos Torrenses nem sabem que existe.

  8. Mais um exemplo do nível patético da política local.

    Só me resta agradecer ao típico Torriense, imbecil, pelo seu voto. Temos a cidade de escolhemos, merecemos e elegemos.

    É por coisas destas que tenho vergonha de ter nascido em Torres Vedras.

    TENHAM VERGONHA NA CARA E DEMITAM-SE!

  9. Será uma forma nova de chamar idiotas às pessoas . Como é possível fazer uma sugestão deste tipo quando temos uma situação de péssimo planeamento, défice nas estruturas (escolas, ruas e passeios etc….). Não passa só pelo actual corpo politico mas também pelos habitantes pelo seu comportamento e atitude passiva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here