
Depois do sucesso que constituiu o evento de 2018, em Leiria, o Festival vai continuar a realizar-se no Centro de Portugal.
O Noah Restaurant & Beach House, na Praia da Física, em Santa Cruz, Torres Vedras, recebeu na manhã de hoje a apresentação do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo.
A 12ª edição do certame, que atrai centenas de produtores e realizadores de todo o mundo, vai realizar-se em Torres Vedras de 22 a 25 de outubro de 2019.
Depois do sucesso que constituiu o evento de 2018, em Leiria, o Festival vai continuar a realizar-se no Centro de Portugal.
“Percebemos que este processo de crescimento precisa de continuar a ser alimentado com novos produtos e com diversidade de oferta”, afirmou Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.
O Festival ART&TUR é composto por quatro vertentes: o Art&Filme; Art&Factory; Art&Talk e o Art&Show. Esta última vertente é uma componente da programação que visa propiciar uma experiência memorável a todos os participantes do Festival na região de Torres Vedras. Visitas, provas gastronómicas, exposições e espetáculos musicais são alguns dos eventos programados.
Além disso, todos os filmes que vão a competição serão apresentados em Torres Vedras entre os dias 22 e 25 de outubro de 2019.
Franscisco Dias, diretor do Festival ART&TUR, deixou algumas sugestões em modo de desafio ao presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, para os eventos inseridos na vertente do Festival acima referida; Art&Show: Linhas de Torres, Carnaval e Vinhos e Gastronomias “são três ativos principais que podem ser aqui explorados”.
Carlos Bernardes revelou ser “com enorme prazer que acolhemos em Torres Vedras este Festival” e que os três ativos referidos pelo diretor do Festival têm sido desenvolvidos ao longo dos anos mas que certamente o Município, com este Festival tem “o papel de potenciar a criatividade e de ser diferenciador na oferta turistica”.
“Com o Festival Art&Tur, ajudamos a projetar Portugal no mundo, graças à exibição de filmes portugueses”, sintetizou Francisco Dias, diretor do Festival, na apresentação que fez de todas as iniciativas. Sublinhando que o júri internacional é constituído por 25 membros, de 12 países.
Luís Lima Santos, do CITUR, explicou que a Conferência Internacional inserida no “Art&Talk” trará a Torres Vedras vários especialistas nacionais e internacionais no maketing e branding de destinos, naquela que constitui uma excelente oportunidade de debate.
O anfitrião Carlos Bernardes destacou o facto de a apresentação acontecer na Praia de Santa Cruz, um “destino turístico que ganhou o galardão Green Destination”, num sinal de “sustentabilidade” do turismo. O Festival ART&TUR, elogiou, é hoje um “evento de referência, que ajuda a divulgar destinos cinematográficos que as pessoas podem visitar”. Por outro lado, “é um certame que ajuda a combater a sazonalidade, uma vez promove os territórios ao longo do ano, e não apenas em época específicas”, o que, no seu entender, demonstra uma “visão estratégica e integrada”. “Saúdo essa visão estratégica de um projeto que se estende, pelo menos, até 2021”, disse.
O presidente da Câmara deu ainda destaque ao filme “Torres Vedras e Alenquer são Cidade Europeia do Vinho” que conquistou o primeiro prémio na categoria Enoturismo do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu em Leiria de 23 a 27 de outubro.
Desde 2008 que o Festival ART&TUR tem dado a conhecer as melhores produções audiovisuais de turismo realizadas a nível nacional e internacional. São esperados entre 300 a 400 filmes, oriundos de 40 a 60 países.
Uma das novidades deste ano é a competição “Amazonian Connection” em que cada equipa participante produzirá dois filmes, de modo a juntar os municípios homónimos de Portugal e da Amazónia brasileira, nomeadamente Alenquer, Aveiro, Bragança, Óbidos, Ourém, Porto de Mós, Santarém, Soure e Viseu.
A conferência de imprensa no Noah Restaurant & Beach House, na Praia da Física, em Santa Cruz, contou com a presença de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal; Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras; Francisco Dias, diretor do ART&TUR; Mariana Castelo Branco, presidente do juri do ART&TUR; Luis Lima Santos, coordenador do CITUR – Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo de Leiria; José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, António Almeida Henriques, presidente da Câmara Municipal de Viseu.
2018 foi o ano de transição do Festival para o Centro de Portugal, com carácter de itinerância por vários municípios. Leiria foi o primerio município da região centro a receber o Festival, segue-se Torres Vedras, Viseu em 2020 e Aveiro em 2021.
A inscrição de filmes já está disponível, no site do Festival, em tourfilme-festival.com