publicidade

A Câmara Municipal de Torres Vedras esteve representada no encontro internacional do projeto “LIFE LxAquila”, que decorreu entre os dias 24 e 27 de maio, na Catalunha, em Espanha. O encontro incluiu várias visitas técnicas que permitiram a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes, contribuindo para o sucesso na gestão do território da águia-de-bonelli em Portugal.

As visitas técnicas foram organizadas com o apoio da Xarxa per a la Conservació de la Natura, entidade não governamental que colabora com o projeto “LIFE LxAquila”. Também participaram neste encontro outras entidades locais, como o grupo GEPEC, a Sociedad Española de Ornitología e o Grup de Natura Freixe, bem como outros municípios e entidades portuguesas, parceiros deste projeto.

O projeto “LIFE LxAquila – Rede de custódia pela conservação das águias-de-bonelli peri-urbanas” é coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), desde 2020. Este projeto piloto pretende implementar os princípios da European Land Conservation Network e tem como objetivo a criação de uma rede de custódia para a conservação da população periurbana de águia-de-bonelli (aquila fasciata) em Portugal, que é a única na Europa que sobrevive em áreas humanizadas e nidifica próximo de habitações.

Este projeto conta com uma rede de parceiros, onde se inclui a Câmara Municipal de Torres Vedras, território onde se verifica a ocorrência de um dos casais reprodutores desta espécie. Na região da Grande Lisboa e na região Oeste apenas existe um núcleo de 8 a 11 casais de águia-de-bonelli, que merece especial atenção em termos de conservação.

A participação da Câmara Municipal de Torres Vedras no projeto “LIFE LxAquila” permitirá salvaguardar o património genético desta espécie, que está classificada como em perigo no Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, e a correta gestão da sua área de ocorrência, que normalmente se verifica junto a zonas urbanas, onde a degradação do habitat natural é uma ameaça ainda mais premente.

publicidade

Artigo anteriorFesta final do “Mexa-se para a Vida – Desporto Sénior” voltou a celebrar vida ativa
Próximo artigoMúsica eletrónica fez dançar nas antigas instalações do IVV
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui