publicidade

A IPA – Associação para a Promoção da Igualdade inaugurou a sua sede no concelho de Torres Vedras no passado sábado, 7 de maio, na Rua Dr. Carlos França 33 r/c esquerdo, Torres Vedras.

Na cerimónia de inauguração, Carlos Daniel Carreira, presidente da IPA, destacou o facto de não se tratar “apenas uma inauguração de mais um equipamento” mas sim de “um passo importante para que possamos assumir que Torres Vedras é um local em que todas e todos têm lugar e onde a igualdade realmente importa“.

Carlos Carreira garantiu que a IPA não tem o proposito de ser “um gueto da comunidade LGBT+ em Torres Vedras“, ao invés disso, pretende “derrubar muros e construir pontes“.

Se queremos uma sociedade justa, livre, igual e plural, começamos dentro na nossa casa a construí-la. E assim fizemos. Sem olhar a orientações, identidades ou expressões sexuais ou de género, na IPA somos, verdadeiramente, todas e todos iguais“, frisou.

O presidente da associação, quase a celebrar o segundo ano de existência, destacou ainda o arranque do GAPI – Gabinete de Apoio Psicossocial pela Igualdade, projeto financiado pelo Programa Bairros Saudáveis, “que vem colmatar a inexistência de uma resposta psicossocial especializada nas problemáticas LGBT+, com uma equipa técnica pronta para dar apoio a quem precisar, seja quem for“.

Na sede da IPA está ainda instalada a Biblioteca Igual, projeto financiado pelo Município de Torres Vedras através do Orçamento Participativo 2021 na tipologia de Freguesia.

Trata-se de um equipamento aberto ao público e ao serviço da comunidade “e vem dar reposta à inexistência de Bibliografia sobre a matéria da Igualdade, dos Direitos Humanos, dos Direitos da Mulher, dos Direitos Étnico-raciais e dos Direitos LGBT+“, explicou Carlos Daniel Carreira.

A Biblioteca Igual contempla várias obras escritas por autores e investigadores brasileiros e escritas em português do Brasil, assim como obras escritas em inglês, uma vez que, segundo o presidente da associação, “é difícil, encontrar em Portugal editoras com publicações nestas matérias, é ainda mais difícil encontrar bibliografia em português de Portugal“.

“O maior objetivo da IPA é poder capacitar a nossa sociedade, aqui em Torres Vedras, de maior conhecimento, derrubando preconceitos, estereótipos e medos.  Sim medos, porque aquilo que desconhecemos, por escolha ou não, provoca-nos sempre um receio subconsciente. E desta forma, com este trabalho, podermos ter uma cidade e um concelho verdadeiramente com todas e todos e para todas e todos“, rematou Carlos Daniel Carreira

A inauguração da sede IPA – Associação para a Promoção da Igualdade contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, e em representação da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, Filipa Coelho.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here