Torres Vedras vai receber financiamento para montagem de um
publicidade

Seis municípios que integram a OesteCim venceram o primeiro concurso ‘WiFi4EU’, lançado pela União Europeia para promover a conectividade à Internet em comunidades locais.

Seis municípios que integram a OesteCim – Comunidade Intermunicipal do Oeste, Torres Vedras, Lourinhã, Peniche, Caldas da Rainha, Óbidos e Alcobaça, venceram o primeiro concurso ‘WiFi4EU’, lançado pela União Europeia para promover a conectividade à Internet em comunidades locais.

Cada município receberá um vale de 15 mil euros para financiar a montagem de um “hotspot”, pontos de acesso gratuito à Internet sem fios (Wi-Fi), em zonas de interesse público e centros de vida social local, incluindo espaços abertos ao público em geral, como jardins, praças, escolas, bibliotecas ou outros.

O vale é válido por 18 meses. Após este período, o vale caduca e deixa de poder ser utilizado. Assim sendo, a rede deve ser criada e entrar em funcionamento no prazo de 18 meses.

Foi afetado à iniciativa WiFi4EU um total de 120 milhões de euros, provenientes sobretudo do Mecanismo Interligar a Europa. Estima-se que esta iniciativa apoie entre 6000 e 8000 comunidades locais até 2020, com base num valor médio de 15 000 euros por vale.

Mais de 13 mil municípios de toda a Europa candidataram-se à primeira fase deste programa, tendo sido apurados apenas 2800, dos quais 127 são portugueses.

A iniciativa WiFi4EU é um programa da Comissão Europeia, aprovado pelo Regulamento (UE) 2017/1953 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro, que visa promover a conectividade à Internet em comunidades locais

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here