publicidade

Evento acontecerá em junho.

A Turismo Centro de Portugal apresentou, no dia 19 de abril, o programa da 10.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que vai decorrer em Torres Vedras entre os dias 3 e 5 de junho. Este ano, o tema central do evento é “Turismo: Ponte para gerar entendimentos”.

Todos os pormenores da 10.ª edição do Fórum foram revelados durante uma conferência de imprensa, e na qual intervieram, por parte da Turismo do Centro, Jorge Sampaio, membro da Comissão Executiva, Sílvia Ribau, chefe do núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção, e Adriana Rodrigues, chefe do núcleo de Comunicação, Imagem e Relações Públicas.

Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, frisou que, para o Concelho, é muito importante poder receber este ano o Vê Portugal. “Somos uma cidade com características urbanas e rurais. Somos um território vinhateiro, muito ligado à História, com fortificações que foram a primeira linha de defesa das invasões francesas. Temos 20 quilómetros de costa. Reunimos vários condimentos para agradar a quem nos visita e para sermos um belo anfitrião deste fórum”.

Coube a Adriana Rodrigues apresentar os detalhes do programa do Fórum Vê Portugal, que irá posicionar Torres Vedras como capital do debate do turismo interno. O programa pode ser consultado em https://turismodocentro.pt. Do programa farão parte reuniões B2B; apresentações e debates, dedicados aos temas “Desafios para as entidades regionais de Turismo” e “Turistas improváveis: experiências inspiradoras rumo à promoção da paz em territórios de guerra”.

O terceiro dia do evento será dedicado a debater a capacidade do turismo em gerar entendimentos, dando corpo ao mote do Fórum, iniciando-se com o primeiro painel: “O turismo como ferramenta de construção e manutenção da paz”, com Nuno Sampaio, Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maryna Mykhailenko, Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Euhenia Kubakh, Diretora de Desenvolvimento na organização ucraniana “Centro das Liberdades Civis”, que recebeu o Prémio Nobel da Paz em 2022, o Padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, e o Sheik Munir, imã da Mesquita Central de Lisboa.

Com o painel “A Paz como destino turístico”, será analisada a importância da perceção de segurança nas escolhas dos turistas. “A paz começa aqui! Formas de estimular a cooperação e a coesão territorial” colocará em evidência a cooperação entre organizações e instituições. O último painel do programa é dedicado aos “Impactos da guerra na economia mundial e nacional”.

A Turismo Centro de Portugal irá também fazer a homenagem às empresas e personalidades que se mais destacam no setor turístico nacional e regional. Serão também entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves, instituído pela Turismo Centro de Portugal e que distinguem projetos inovadores no setor do Turismo; e os Prémios de Teses Académicas, que incidem igualmente sobre o Centro de Portugal.

Estão previstas uma série de atividades, que pressupõem a inscrição prévia dos participantes, nomeadamente uma visita às Linhas de Torres, descobrir o Centro Histórico de Torres Vedras, visita com degustação de vinhos à Adega Mãe e visita ao Centro de Artes e Criatividade.

O Fórum Vê Portugal é uma iniciativa anual da Turismo Centro de Portugal, que junta alguns dos maiores especialistas para uma discussão alargada sobre os desafios do turismo interno.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em https://forms.gle/vJnY2PtKsjrTDEr78

publicidade

Artigo anterior5 razões para escolher um Trabalho Temporário
Próximo artigoSport Clube União Campelense irá realizar Noite de Fados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui