Um dos sócios do projeto Oceanos sem Plásticos encontrou dois pedaços de plástico dentro do estômago de um robalo que pescou em Peniche.
O projeto torriense Oceanos sem Plástico publicou na página oficial do projeto, no final do dia de ontem, 18 de Julho, uma imagem que tem chocado todos os seus seguidores.
Nuno Mota, um dos 20 sócios deste projeto, capturou um robalo em Peniche no passado Domingo. Até aqui tudo bem, mas quando chegou a altura de arranja-lo “para conhecer melhor a espécie, como já é habito”, afirmou o Nuno, retirou do estômago do peixe dois grandes pedaços de plástico.
Nuno Mota vive em Torres Vedras e há 20 anos que pratica pesca submarina na zona de Peniche e garante que nunca tinha presenciado um episódio destes.
De acordo com o site The Uni Planet cerca de oito milhões de toneladas de plástico vão parar ao mar todos os anos. Estima-se que existam 300 milhões de toneladas de plástico a poluir, atualmente, os oceanos e que mais de 5 biliões de peças de plástico flutuem na sua superfície.
O projeto ambiental Oceanos sem Plásticos tem dois grandes objetivos: Limpar os rios, começando pelo Sizandro, e as praias, com a ambição de em 3 anos realizar ações de limpeza nas praias de todos os concelhos de Portugal, através de parceiros locais.