publicidade

Disputou-se entre 20 e 22 de Maio, no Algarve (Vila Real de Santo António – Montegordo), o Europeu Master Non Stadia. Campeonato que engloba várias provas disputadas fora da pista, 10 Km e Meia Maratona de corrida em estrada, 10Km e 20Km/30Km (mulheres/homens) em marcha na estrada e estafetas de corta-mato.

Foi um Campeonato muito bem organizado, com 1388 atletas dos escalões de 35 a 90 anos, onde estiveram presentes quatro atletas de Torres Vedras em representação de Portugal.

Luís Silva foi novamente um dos atletas em maior destaque na equipa portuguesa ao conseguir a Medalha de Ouro nas duas provas em que participou. Depois de se ter sagrado Campeão Europeu de Marcha M45 nas distâncias mais curtas – 3000m indoor e 5Km Estrada – disputadas em Ancona (Itália), em Março último, foi agora vencedor nas distâncias maiores, os 10Km com 46.53 minutos e os 30Km com 2h37,43.

O atleta torriense foi ainda prejudicado em duas medalhas de Ouro colectivas, por uma falha grave do responsável técnico da equipa portuguesa que não o inscreveu como parte integrante das equipas nacionais M35 nas respectivas provas (os atletas podem baixar de categoria para formar equipas colectivas contando o atleta mais novo para esse efeito) sendo inscrito em seu lugar um atleta de valia muito inferior. Tal erro terá mesmo custado a Medalha de Ouro colectiva a Portugal nos 30Km Marcha pois Portugal quedou-se na segunda posição a 2’50” da Espanha e se fosse Luís Silva o atleta considerado vencia com 24 minutos de vantagem.

Rosália Saldanha, atleta Sobralense que representa o SCU Torreense, também conseguiu uma prestação meritória. A atleta tem ganho a aposta ao subir na distância em que compete (passando dos 400/800m para os 5/10Km), já tendo sido Vice-Campeã Nacional de 10Km Estrada em F40 e agora, neste Europeu, nessa distância terminou na nona posição do seu escalão com 44.50 e ao formar equipa com a Campeã Europeia Ana Dias (36.29) e a sexta classificada Mónica Vieira (40.51), fechou a equipa que ao fazer 2.02,10 classificando-se na segunda posição e ganhando a Medalha de Prata Colectiva em F40.

Maribel Silva, atleta de Ponte-Rol também esteve muito bem, principalmente na Estafeta de Cross 3x2Km. Ela que é uma atleta de distâncias curtas (200, 400 e 800m) formou equipa com Fernanda Gil e Luzia Dias, cada uma fazendo um percurso de 2 Km, passando o testemunho, e no final conseguiram a segunda posição entre cinco equipas com 29.43 conquistando a Medalha de Prata. A atleta também participou nos 10 Km em Estrada que concluiu em 1.01,47.

Cristina Libório foi a última torriense presente, a velocista do SCU Torriense especialista em 100 e 200 metros, foi apenas participar (os Campeonatos são open e permitem a participação de qualquer atleta federado) competindo nos 10 Km que acabou em 1.03,43.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.