publicidade

Disputou-se entre 20 e 22 de Maio, no Algarve (Vila Real de Santo António – Montegordo), o Europeu Master Non Stadia. Campeonato que engloba várias provas disputadas fora da pista, 10 Km e Meia Maratona de corrida em estrada, 10Km e 20Km/30Km (mulheres/homens) em marcha na estrada e estafetas de corta-mato.

Foi um Campeonato muito bem organizado, com 1388 atletas dos escalões de 35 a 90 anos, onde estiveram presentes quatro atletas de Torres Vedras em representação de Portugal.

Luís Silva foi novamente um dos atletas em maior destaque na equipa portuguesa ao conseguir a Medalha de Ouro nas duas provas em que participou. Depois de se ter sagrado Campeão Europeu de Marcha M45 nas distâncias mais curtas – 3000m indoor e 5Km Estrada – disputadas em Ancona (Itália), em Março último, foi agora vencedor nas distâncias maiores, os 10Km com 46.53 minutos e os 30Km com 2h37,43.

O atleta torriense foi ainda prejudicado em duas medalhas de Ouro colectivas, por uma falha grave do responsável técnico da equipa portuguesa que não o inscreveu como parte integrante das equipas nacionais M35 nas respectivas provas (os atletas podem baixar de categoria para formar equipas colectivas contando o atleta mais novo para esse efeito) sendo inscrito em seu lugar um atleta de valia muito inferior. Tal erro terá mesmo custado a Medalha de Ouro colectiva a Portugal nos 30Km Marcha pois Portugal quedou-se na segunda posição a 2’50” da Espanha e se fosse Luís Silva o atleta considerado vencia com 24 minutos de vantagem.

Rosália Saldanha, atleta Sobralense que representa o SCU Torreense, também conseguiu uma prestação meritória. A atleta tem ganho a aposta ao subir na distância em que compete (passando dos 400/800m para os 5/10Km), já tendo sido Vice-Campeã Nacional de 10Km Estrada em F40 e agora, neste Europeu, nessa distância terminou na nona posição do seu escalão com 44.50 e ao formar equipa com a Campeã Europeia Ana Dias (36.29) e a sexta classificada Mónica Vieira (40.51), fechou a equipa que ao fazer 2.02,10 classificando-se na segunda posição e ganhando a Medalha de Prata Colectiva em F40.

Maribel Silva, atleta de Ponte-Rol também esteve muito bem, principalmente na Estafeta de Cross 3x2Km. Ela que é uma atleta de distâncias curtas (200, 400 e 800m) formou equipa com Fernanda Gil e Luzia Dias, cada uma fazendo um percurso de 2 Km, passando o testemunho, e no final conseguiram a segunda posição entre cinco equipas com 29.43 conquistando a Medalha de Prata. A atleta também participou nos 10 Km em Estrada que concluiu em 1.01,47.

Cristina Libório foi a última torriense presente, a velocista do SCU Torriense especialista em 100 e 200 metros, foi apenas participar (os Campeonatos são open e permitem a participação de qualquer atleta federado) competindo nos 10 Km que acabou em 1.03,43.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.