publicidade

O Município de Torres Vedras esteve representado num encontro que se realizou, entre 24 de agosto e 3 de setembro, em Araraquara (São Paulo, Brasil), no âmbito do projeto “Arte ao Centro” e na sequência do convite realizado por Lauro Monteiro e Euzânia Andrade, promotores deste intercâmbio. Esta visita foi realizada pela Vereadora da Cultura, Ana Umbelino, por dois técnicos da Câmara Municipal de Torres Vedras, Marta Machado e André Baptista, e pelo artista plástico torriense António Bártolo.

Do programa da visita, realce para a realização de um conjunto de oficinas ligadas à Aguarela, orientadas por António Bártolo, e de “Diário Gráfico – Desenho de Património”, por André Batista, que contaram com 103 participantes.

No campo das exposições destaque para a inauguração de “Arte 220 – Espaço Criativo”, da autoria de Marta Machado e Catarina Sobreiro e para a mostra de desenhos de sketchers torrienses e araraquarenses, patente no Museu H.P “Voluntários da Pátria”, que surgiu na sequência do Encontro Internacional de Desenho de Rua, em Araraquara.

O Gris Ateliê acolheu, ainda, a exposição “Coletivo Brasil 2015/2016”, promovendo o reencontro com artistas brasileiros que estiveram em residência artística em Torres Vedras, no âmbito do “Arte ao Centro”. Paulo Delphini acompanhou este evento em Torres Vedras em 2016 e realizou um documentário que foi, nesta visita, apresentado e exibido a todos os intervenientes. O Bang Awards – Festival Internacional de Cinema de Animação de Torres Vedras – também “viajou” até Araraquara, onde foram exibidas curtas do festival.

Por último, ainda no campo das exposições, inaugurou no espaço do Palacete das Rosas a mostra coletiva de artistas contemporâneos de Torres Vedras, com obras de João Francisco, João Henriques, João Paulo Barrinha, Ema M, Patrícia Sobreiro, Pierre Linares, Marga Diks e Olga Neves.

A par de comunicações realizadas na Universidade Paulista e na Câmara Municipal de Araraquara sobre processos de regeneração urbana de Torres Vedras, a comitiva torriense teve ainda a possibilidade de visitar a Secretaria da Cultura, onde foram recebidos pelo Secretário da Cultura, Geraldo da Silva Filho, e pela presidente da FUNDART, Edelvani Fioco. As visitas continuaram pelo SESC, um equipamento cultural e de lazer daquela cidade brasileira; pela UNESP – Universidade de Letras, na qual lecionou Jorge de Sena; Ribeirão Preto, onde se deslocaram a vários espaços ligados às artes; e ao SESC Pombeia, em São Paulo, um dos principais pólos de cultura e lazer do Brasil e uma referência a nível mundial.

A Vereadora Ana Umbelino, que acompanhou esta ação de intercâmbio, estreitou relações institucionais e foi recebida pelo Prefeito do Município de Araraquara, Marcelo Barbieri.

Com a deslocação desta comitiva torriense ao Brasil foi possível aprofundar o intercâmbio cultural e artístico entre Torres Vedras e Araraquara, estimular a partilha de conhecimentos no âmbito da valorização cultural e promover um maior contacto entre as comunidades artísticas dos dois municípios.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.