Três projetos de voluntariado, dois relacionados com idosos e um com imigrantes, vão receber o apoio do Programa + Voluntariado, da Câmara Municipal de Lisboa, disse hoje o vereador dos Direitos Sociais, João Afonso.

João Afonso falava à margem do encontro intermunicipal de voluntariado “Estruturas Locais de Voluntariado, que futuro?”, que hoje decorre nos Paços do Concelho, com representantes de 12 municípios, para debater a ação e os desafios que se colocam aos Bancos Locais de Voluntariado.

De acordo com o vereador, foram quatro os projetos candidatos à primeira fase do programa, três dos quais foram aprovados.

Segundo João Teixeira, da Confederação Portuguesa do Voluntariado (CPV), dois dos projetos aprovados estão relacionados com idosos e outro como imigrantes. Um quarto foi rejeitado por não se desenvolver em Lisboa.

O programa tem um total de cinco mil euros para apoiar projetos para serem executados no município de Lisboa, numa iniciativa da Câmara Municipal e da CPV, no âmbito de Lisboa Capital Europeia de Voluntariado 2015.

Cada instituição pode apresentar apenas uma candidatura na área do voluntariado, que recebe no máximo 80% do orçamento da iniciativa, até um apoio financeiro máximo de 375 euros.

A segunda fase das candidaturas está a decorrer até dia 31 de outubro.

Estão previstas quatro fases de candidatura, “que podem não se realizar, caso o montante disponível seja coberto”, disse João Teixeira.

Os projetos devem iniciar-se ainda em 2015 e decorrer até final de março de 2016.

Lisboa é a capital europeia do voluntariado em 2015.

O encontro intermunicipal de voluntariado foi organizado pelas câmaras de Lisboa, de Torres Vedras e de Cascais.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here