Tudo o que precisas para montar um escritório em casa
publicidade

Em 2020, trabalhar a partir de casa é mais do que uma necessidade: é também uma nova tendência. Ser produtivo longe do tradicional escritório, onde temos acesso ao apoio de vários colegas e ao escrutínio de um chefe, pode ser complicado. Mas com o ambiente adequado, as cadeiras de escritório certas e algumas comodidades fundamentais, pode ser ainda melhor do que trabalhar num clássico espaço profissional.

Para além de pouparem muito tempo e dinheiro em viagens, os profissionais que trabalham a partir de casa podem definir as condições do seu próprio ambiente de trabalho, podendo desta forma construir um escritório versátil e altamente adequado às suas necessidades específicas. Mas ainda que cada um de nós tenha diferentes requerimentos, existem alguns pontos fundamentais que se devem aplicar a todo o tipo de home offices. Tenha estes factores em conta no momento de planificar o seu espaço de trabalho pessoal:

1 – O conforto é fundamental

Se passa horas a fio sentado em frente ao computador, é provável que já tenha sentido os efeitos físicos da sua actividade profissional. Passar muito tempo sentado pode estar na origem de problemas de circulação, de dores musculares, e de outro tipo de mazelas. Combater estes males pode ser fundamental para aumentar a sua produtividade a partir de casa, e para tal é preciso fazer uma avaliação exaustiva do seu espaço de trabalho. Comece por arranjar uma boa cadeira de escritório, que seja adequada ao seu corpo, e que seja feita de um material que não aqueça muito facilmente. Assegure-se ainda de que a sua cadeira de escritório é adequada à sua secretária e à sala/quarto onde se encontra. O mais importante é que consiga trabalhar de forma ininterrupta durante várias horas, sem sequer pensar naquela dor de costas chata ou naquela tensão no pescoço que tende a aparecer de vez em quando.

A maior parte das cadeiras de escritório profissionais possui apoios para a cabeça, que devem ser ajustados à sua altura de modo a funcionarem correctamente. No mesmo de escolher a mobília do seu escritório, factores como a capacidade de adaptação e a consistência dos materiais são fundamentais. Se o seu corpo não estiver a 100%, trabalhar de forma produtiva e eficaz será muito mais complicado.

2 – Um bom ambiente faz toda a diferença

Mazelas físicas e dores musculares são um problema que é comum a qualquer tipo de escritório, não sendo exclusivo aos home offices. Mas trabalhar a partir de casa supõe alguns desafios peculiares. Um dos principais é essencialmente psicológico: como posso evitar distracções de modo a concentrar-me durante mais tempo quando trabalho a partir de casa? Com a sala de estar mesmo ali ao lado, a tentação de fazer uma pausa a mais pode levá-lo a produzir menos e a adiar para amanhã muito do trabalho que poderia ser concluído hoje. É por isso que é tão importante preparar o seu espaço de trabalho para este tipo de tentações, que inevitavelmente se sentem com mais
força no conforto do lar.

Neste ponto, vários elementos devem ser tidos em conta: ter um espaço exclusivo, seja num pequeno quarto ou numa área isolada da sala, é fundamental. Trabalhar com a televisão ou a cama à frente pode ser caótico e levar a distracções inusitadas. Além disso, é importante que a iluminação seja adequada. Um espaço de trabalho muito escuro pode incentivar à fadiga, para além de cansar desnecessariamente os seus olhos e provocar dores de cabeça. Finalmente, procure colocar a sua secretária junto de uma parede ou canto da divisão. Mais uma vez, o objectivo passa por tentar eliminar as distracções ao máximo.

3 – Tire mais partido dos seus dispositivos electrónicos

Nenhum home office estaria concluído sem uma série de dispositivos electrónicos fundamentais. A prioridade passa por garantir um bom acesso à Internet; hoje em dia, é praticamente impossível trabalhar de forma eficaz a partir de casa com uma conexão Wi-Fi lenta. Se a sua Wi-Fi não está à altura da do seu escritório, investir numa nova subscrição de Internet deve tornar-se na sua prioridade número 1. Garanta ainda que existe espaço suficiente na sua secretária para todos os seus dispositivos, e preserve uma área para guardar um pequeno bloco e um estojo de lápis e canetas, que são sempre úteis. Arranjar um segundo monitor é outra dica importante. Com o dobro de ecrã, os seus olhos podem concentrar-se simultaneamente em 2 tipos de informação diferentes sem que seja necessário trocar constantemente de separadores de Internet, ou estar sempre à procura “daquele” documento no meio de dezenas de documentos Word abertos. Não custa nada e é muito simples.

Finalmente, tenha cuidado com os seus fios. Se trabalha num home office, é provável que de vez em quando seja necessário transportar os seus dispositivos para outro local de trabalho. Um emaranhado de cabos é não só desagradável para os olhos, como extremamente desconfortável no momento de montar e desmontar. Mantenha os seus cabos ordenados de modo a evitar perder tempo com este tipo de constrangimentos.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here