publicidade

O Turismo de Portugal vai promover a nível internacional o património das Linhas de Torres Vedras, assegurou hoje a secretária de Estado do Turismo.

“O meu compromisso é trabalharmos em conjunto [com as câmaras da região] para identificar eventos catalisadores da rota e promovê-la internacionalmente através do Turismo de Portugal”, disse à agência Lusa Ana Mendes Godinho.

A governante, que esteve hoje a visitar a Rota Histórica das Linhas de Torres Vedras (distrito de Lisboa), sublinhou o potencial deste produto turístico, ao “englobar turismo militar, turismo cultural, turismo de natureza e gastronomia” e ao “dinamizar outros produtos à sua volta”.

As Linhas de Torres designam o conjunto das 152 fortificações e estradas militares construídas há 200 anos sob a orientação do general inglês Wellington, comandante das tropas luso-britânicas, no período das invasões francesas, para defender Lisboa das forças napoleónicas entre 1807 e 1814.

De acordo com a Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres, a rota recebe por ano cerca de 10 mil visitantes e, entre os estrangeiros, são sobretudo ingleses que a visitam.

Em 2014, a Rota das Linhas de Torres venceu o prémio Europa Nostra na categoria “Conservação”, dado o trabalho de desmatação, recuperação e reabilitação dos fortes.

Nesse ano, a Assembleia da República instituiu o dia 20 de outubro como o Dia Nacional das Linhas de Torres.

Em 2010, aquele património foi visitado pelo então Presidente da República, Cavaco Silva, por ocasião das comemorações dos 200 anos após a construção das linhas defensivas, durante as quais foram inauguradas obras de recuperação dos fortes e de centros de interpretação, um investimento estimado em cerca de seis milhões de euros.

A Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres integra os municípios de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.