“Turres Veteras” aborda esta ano os
publicidade

Trata-se do melhor encontro nacional de História organizado anualmente e focado num tema pertinente para o estudo da identidade e da memória do concelho de Torres Vedras e da região Oeste assim como para o estudo da própria História de Portugal e da Universal.

A 21.ª edição do Encontro de História “Turres Veteras” vai ter lugar auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras nos dias 11 e 12 deste mês.

Esta edição tem como tema “Caminhos do Rio”  pois “desde os tempos remotos, os rios são divinizados e humanizados, constituem barreiras e elementos de ligação, complementam vias e são caminhos, fomentam riquezas e inspiram poetas e músicos. Por vezes, o rio é mar e abraça o largo mar Oceano, por onde partiram e aonde chegaram aventureiros de desvairadas línguas, religiões e geografias, varando rios, descobrindo mundos… Por vezes, o rio é apenas lugar, paisagem, território e definidor da região. Mas é sempre um elemento identitário de um território antrópico, através do qual é possível, no espelho das suas águas, o homem conhecer-se a si próprio, assim como no reflexo multidisciplinar dos outros, olhares e caminhos do rio, ora idênticos ora distintos, que aqui se encontram e confrontam.”

Recorde-se que esta iniciativa consiste no melhor encontro nacional de História organizado anualmente e focado num tema pertinente para o estudo da identidade e da memória do concelho de Torres Vedras e da região Oeste assim como para o estudo da própria História de Portugal e da Universal.

“Turres Veteras” é uma iniciativa organizada pelo Município de Torres Vedras e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa que, este ano, conta também com a parceria da Universidade Estadual de Goiás e da Universidade Estadual do Maranhão.

Este evento tem como objectivos fundamentais o fomento do estudo e da investigação relativos à História local e regional, assim como a partilha de experiências e de resultados obtidos na área da História da Cultura e Mentalidades, desde o período pré-clássico até ao presente.

Além das comunicações de oradores prestigiados, Ruben Monteiro Quarteto, apresentará a peça musical “Turres Veteras” no dia 12 de maio, pelas 18h00, no Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras.

 

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here