publicidade

Numa altura em que se está a assinalar o centenário da I Guerra Mundial, o encontro de História Turres Veteras escolheu para tema da sua edição de 2016: “Os Portugueses na Grande Guerra: História e Memória”.

Nesse âmbito, nos dias 13 e 14 de maio, vários preletores portugueses e estrangeiros abordaram a referida temática sob diversas primas, que foram desde os torrienses participantes no conflito até à visão britânica da intervenção nacional no mesmo, passando por outros como o posicionamento dos vários presidentes da República face a esse evento bélico, a “1.ª Guerra Mundial em África”, “A Grande Guerra na Literatura Portuguesa”, “A batalha de La Lys – 9 de abril de 1918” ou “Os efeitos da guerra nas colónias portuguesas da Ásia”.

Esta 19.ª edição do Turres Veteras chegou ao seu término com o lançamento do livro de atas da edição anterior do mesmo: “O carnaval: história e identidade”. Cerca de 60 inscrições foram contabilizadas no evento.

De referir que o Turres Veteras foi uma iniciativa organizada pelo Município, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Liga dos Combatentes (núcleo de Torres Vedras). Continua a assumir-se como o melhor encontro de História organizado anualmente em Portugal, no qual se aborda um tema pertinente, não apenas para o estudo da identidade e da memória do concelho e da região, mas também para a própria História de Portugal.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.