publicidade

Numa altura em que se está a assinalar o centenário da I Guerra Mundial, o encontro de História Turres Veteras escolheu para tema da sua edição de 2016: “Os Portugueses na Grande Guerra: História e Memória”.

Nesse âmbito, nos dias 13 e 14 de maio, vários preletores portugueses e estrangeiros abordaram a referida temática sob diversas primas, que foram desde os torrienses participantes no conflito até à visão britânica da intervenção nacional no mesmo, passando por outros como o posicionamento dos vários presidentes da República face a esse evento bélico, a “1.ª Guerra Mundial em África”, “A Grande Guerra na Literatura Portuguesa”, “A batalha de La Lys – 9 de abril de 1918” ou “Os efeitos da guerra nas colónias portuguesas da Ásia”.

Esta 19.ª edição do Turres Veteras chegou ao seu término com o lançamento do livro de atas da edição anterior do mesmo: “O carnaval: história e identidade”. Cerca de 60 inscrições foram contabilizadas no evento.

De referir que o Turres Veteras foi uma iniciativa organizada pelo Município, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Liga dos Combatentes (núcleo de Torres Vedras). Continua a assumir-se como o melhor encontro de História organizado anualmente em Portugal, no qual se aborda um tema pertinente, não apenas para o estudo da identidade e da memória do concelho e da região, mas também para a própria História de Portugal.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.