publicidade

Mais um espaço religioso está aberto ao público graças à vertente de Património do projeto “ISA – Idosos Saudáveis e Ativos”.

Trata-se da Ermida de Nossa Senhora da Purificação, situada no Sirol (localidade pertencente à União das Freguesias de Dois Portos e Runa), um templo católico construído no século XVIII, projetado por Mateus Vicente de Oliveira (arquiteto que também projetou a Basílica da Estrela), com arquitetura barroca e rococó, de grande riqueza ornamental, o qual integra o referido projeto desde o passado dia 1 de abril.

Recorde-se que a vertente de Património do projeto “ISA” consiste na abertura ao público de monumentos religiosos existentes no concelho de Torres Vedras que se encontravam normalmente encerrados, o que é assegurado por pessoas reformadas com idade a partir de 55 anos, a residir no concelho de Torres Vedras, e devidamente formadas para o efeito.

De referir a este propósito que os seniores participantes na vertente de Património do “ISA” receberam no dia 14 de março uma formação, a qual visou prepará-los para as funções que estão atualmente a desempenhar no âmbito deste projeto, tendo essa formação contado com a colaboração das forças de segurança (Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana) e da Associação para a Defesa do Património Cultural de Torres Vedras.

No âmbito do “ISA” estão também atualmente abertas ao público, de 3.ª feira a domingo, entre as 10h00 e as 17h00, a Igreja de Santa Maria do Castelo, a Igreja de S. Pedro, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de Nossa Senhora da Graça, a Ermida de Nossa Senhora do Ameal, a Igreja de Santiago (Torres Vedras), a Igreja de Santa Maria Madalena (Turcifal), a capela de Santa Helena (Santa Cruz) e a igreja do convento do Varatojo.

A vertente de Património do projeto “ISA” é promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras, sendo que a mesma conta atualmente com a parceria das paróquias e das juntas de freguesia dos locais onde decorre, do Convento do Varatojo, da Associação de Reformados do Concelho de Torres Vedras, da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia de Segurança Pública, da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e da Associação de Santa Helena.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here