publicidade

A União Europeia atribuiu a Indicação Geográfica Protegida (IGP) ao Pastel de Feijão de Torres Vedras, conforme publicado no Jornal Oficial da União Europeia a 16 de janeiro de 2024. Este processo antecede a inscrição oficial do produto no registo das Indicações Geográficas Protegidas (IGP) da União Europeia, estando a certificação atualmente em fase de consulta pública.

A certificação europeia representa um passo significativo para os fabricantes locais, assegurando o reconhecimento da qualidade e autenticidade deste doce tradicional do Concelho a nível europeu, o que pode resultar em benefícios económicos e maior projeção para o mercado nacional e internacional.

Atualmente, existem cerca de 30 fabricantes no Concelho, dos quais 20 participaram no processo de certificação. A produção anual do Pastel de Feijão de Torres Vedras é estimada em 1,5 milhões de unidades, representando um retorno de aproximadamente meio milhão de euros para a economia local.

Em Portugal, o Pastel de Feijão de Torres Vedras já foi registado como Indicação Geográfica (IG) a 31 de janeiro de 2024. O processo de certificação foi iniciado em 2013 pela Associação Comercial e Industrial da Região Oeste (ACIRO) em parceria com a Câmara Municipal de Torres Vedras.

publicidade

Artigo anteriorBrasil e Portugal unificam esforços para avançar em inteligência artificial generativa em Português
Próximo artigo5 mil vales de desconto foram recentemente atribuídos no âmbito de campanha de Natal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui