
A Unidade de Imunoalergologia do Centro Hospitalar do Oeste integra, pela primeira vez, o projeto «+Saúde: Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis» promovido pela Câmara Municipal de Torres Vedras. As primeiras sessões informativas decorreram na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos de Freiria, do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, e foram dedicadas ao tema «Alergia alimentar na escola – o que é, o que pode acontecer, riscos de ter uma reação e como tratar uma reação».
A equipa da Unidade de Imunoalergologia do CHOeste, representada pela Imunoalergologista Dra. Susana Carvalho e pela Enfermeira Cristina Morais, conduziu duas sessões de 90 minutos para um total de cerca de 100 alunos do 9.º ano, professores e auxiliares de ação educativa.
Nestas sessões foram exibidos vídeos ilustrativos de reações alérgicas alimentares graves, com o objetivo de elucidar para as principais particularidades desta patologia e sensibilizar para a necessidade de deteção precoce de sintomas de reação alérgica a alimentos. Com base num estudo publicado na Revista Portuguesa de Imunoalergologia de 2011, foi referido pela Dra. Susana Carvalho que «29,4% das exposições acidentais na alergia alimentar ocorreram na Escola». Aproveitou ainda para alertar para os sintomas mais frequentes «na pele: urticária, vermelhidões, inchaços, podendo ocorrer também dificuldade respiratória, vómitos, diarreia, e perda de consciência».
Perante uma plateia muito atenta e interessada foram realizadas duas atividades práticas pela Enfermeira Cristina Morais. A primeira atividade consistiu na realização de testes cutâneos por picada a um dos alunos, enquanto na segunda atividade cada aluno teve a oportunidade de experimentar uma caneta auto-injetora de adrenalina, habitualmente utilizada quando ocorre um choque anafilático (doença alérgica severa, que potencialmente pode colocar a vida em risco).
A Unidade de Imunoalergologia do Centro Hospitalar do Oeste está em funcionamento desde setembro de 2013, tendo realizado até ao momento um total de 6.313 consultas das quais 1.657 correspondem a primeiras consultas.