A primeira USF (Unidade de Saúde Familiar) do concelho localizada fora do perímetro urbano de Torres Vedras foi inaugurada hoje, dia 8 de janeiro.
Trata-se da USF de Santa Cruz, a qual se localiza na Silveira, mais concretamente no edifício da junta da freguesia, que também alberga o posto de correios da localidade, para além de anteriormente já acolher igualmente o centro de saúde da mesma, o qual foi remodelado e ampliado, mediante uma intervenção que ascendeu a cerca de 180 mil euros, custeada por esta autarquia e pela Câmara Municipal.
Presente naquele ato esteve o ministro da saúde, que salientou a importância dos cuidados de saúde primários e do relançamento da reforma de saúde dos cuidados primários iniciada em 2007. Adalberto Campos Fernandes frisou ainda a importância das parcerias entre o poder central, as autarquias e os cidadãos ao nível da saúde naquilo a que chamou de uma “cultura política de afetos” que tem como centralidade “a pessoa humana”.
Já o presidente da Câmara Municipal referiu na sua intervenção a importância da inaugurada USF também para os veraneantes e a recetividade da autarquia que dirige em apoiar a criação de novas unidades semelhantes no concelho, no qual 25% da população ainda não tem médico de família. Carlos Bernardes apelou ao Ministro da Saúde para se encontrar plataformas de forma a que “a saúde seja abordada de outra forma, não economicista”.
Anteriormente, o presidente da Junta da Freguesia da Silveira, Luís Pedro Silva, salientara o problema da falta de médicos de família que se verificava no território da mesma devido à escassez de efetivos do centro de saúde local.
A iniciar a cerimónia, Gonçalves André, presidente do ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) Oeste- Sul, anunciara a intenção de criar mais cinco USF’s nos próximos anos no concelho.
De referir que neste momento trabalham na USF Santa Cruz quatro médicos e outros tantos enfermeiros, em dez gabinetes existentes no primeiro andar e no rés-do-chão do respetivo edifício, os quais estão ligados por elevador.
A breve prazo esta USF abrangerá também a freguesia da Ponte do Rol, esperando-se para tal a entrada de novos efetivos na mesma.
Futuramente, a Junta da Freguesia da Silveira terá um novo edifício, o que libertará mais espaço para o funcionamento desta unidade de saúde familiar.