publicidade

A primeira USF (Unidade de Saúde Familiar) do concelho localizada fora do perímetro urbano de Torres Vedras foi inaugurada hoje, dia 8 de janeiro.

Trata-se da USF de Santa Cruz, a qual se localiza na Silveira, mais concretamente no edifício da junta da freguesia, que também alberga o posto de correios da localidade, para além de anteriormente já acolher igualmente o centro de saúde da mesma, o qual foi remodelado e ampliado, mediante uma intervenção que ascendeu a cerca de 180 mil euros, custeada por esta autarquia e pela Câmara Municipal.

Presente naquele ato esteve o ministro da saúde, que salientou a importância dos cuidados de saúde primários e do relançamento da reforma de saúde dos cuidados primários iniciada em 2007. Adalberto Campos Fernandes frisou ainda a importância das parcerias entre o poder central, as autarquias e os cidadãos ao nível da saúde naquilo a que chamou de uma “cultura política de afetos” que tem como centralidade “a pessoa humana”.

Já o presidente da Câmara Municipal referiu na sua intervenção a importância da inaugurada USF também para os veraneantes e a recetividade da autarquia que dirige em apoiar a criação de novas unidades semelhantes no concelho, no qual 25% da população ainda não tem médico de família. Carlos Bernardes apelou ao Ministro da Saúde para se encontrar plataformas de forma a que “a saúde seja abordada de outra forma, não economicista”.

Anteriormente, o presidente da Junta da Freguesia da Silveira, Luís Pedro Silva, salientara o problema da falta de médicos de família que se verificava no território da mesma devido à escassez de efetivos do centro de saúde local.

A iniciar a cerimónia, Gonçalves André, presidente do ACES (Agrupamento de Centros de Saúde) Oeste- Sul, anunciara a intenção de criar mais cinco USF’s nos próximos anos no concelho.

De referir que neste momento trabalham na USF Santa Cruz quatro médicos e outros tantos enfermeiros, em dez gabinetes existentes no primeiro andar e no rés-do-chão do respetivo edifício, os quais estão ligados por elevador.

A breve prazo esta USF abrangerá também a freguesia da Ponte do Rol, esperando-se para tal a entrada de novos efetivos na mesma.

Futuramente, a Junta da Freguesia da Silveira terá um novo edifício, o que libertará mais espaço para o funcionamento desta unidade de saúde familiar.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.