publicidade

“Unidos por…” é um grupo de 11 elementos que se junta para organizar algum tipo de evento em que os lucros são para ajudar alguém que necessite.

Este grupo surgiu quando um dos atuais membros, João, se lembrou de fazer um passeio pedestre para ajudar um menino que tem autismo e que a sua mãe não tinha posses para lhe fazer os devidos tratamentos. Então, convidou várias pessoas e o dinheiro doado reverteu para os tratamentos, conta Isilda Henriques, um dos elementos do grupo.

A partir daqui foram várias as iniciativas que se começaram a fazer. Desde agendas, a passeios pedestres, festas do caracol, concertos solidários, e muito mais.

“Fazemos sempre cada iniciativa com o objetivo de ajudar alguém. A segunda ajuda foi para Carina, uma menina que precisava de uma operação à vista. De seguida ajudámos dois irmãos da Coutada que precisavam de uma cadeira de rodas e de uma cama articulada. Mais tarde, veio a Jéssica que também precisava de tratamentos. Em Abril de 2016, ajudámos a Casa Mãe Gradil em que fomos aos supermercados pedir alguns produtos. Em Julho, ajudámos os bombeiros da Silveira e A dos Cunhados, que precisavam de equipamento.”, divulga Isilda.

Um dos grandes projetos deste grupo, todos os anos, tem sido a elaboração de uma agenda que reverte a favor de alguém. No entanto, também contam com o apoio de algumas empresas, no momento que são contactadas são sempre solidárias para com as iniciativas dos “Unidos por…”, confidencia Fernando Santos.

unidos por

“A APECI alertou-nos para situação de dois meninos que têm microcefalia grave, e que precisam de uma cadeira dupla adaptada. Então decidimos avançar, mas antes pensámos em juntar outro caso a este, uma senhora jovem que tem esclerose múltipla, e necessita de obras em casa para se conseguir deslocar.”, diz Isilda.

Assim, a venda desta agenda reverte a favor destas causas. A agenda 2017, ainda, está à venda pelo valor de 5 euros. Mas, só o valor da agenda não chega , então foi criado um evento para ajudar esta senhora: “fado solidário”.

Dia 8 de Abril, haverá “fado solidário” em A dos Cunhados, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e da União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira:

fado solidário

Já este sábado realiza-se a “Estafeta Solidária” ao longo de todo o dia no concelho de Torres Vedras. Para participar nesta iniciativa baste levar um produto alimentar que reverte para as famílias mais carênciadas do concelho de Torres Vedras. Motivo de orgulho será a entrega da cadeira aos dois meninos, no final da iniciativa.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.