publicidade

Unidos por Torres Vedras – Movimento Cívico propôs, na sessão do executivo camarário da terça-feira passada, que a Atividade de Enriquecimento Curricular (AEC) de Iniciação à Programação e Robótica, prevista para os 3º e 4º anos do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, integre também o programa de enriquecimento curricular dos restantes Agrupamentos Escolares do concelho de Torres Vedras.

No âmbito da sua autonomia, os agrupamentos de escolas, desenvolvem estas AEC, de caráter facultativo para os alunos e com um cariz formativo, cultural e lúdico, que complementam as componentes do currículo no 1.º ciclo do ensino básico. Deste modo, cada estabelecimento de ensino garante a oferta de uma diversidade de atividades que considera relevantes para a formação integral dos seus alunos e articula com as famílias uma ocupação adequada dos tempos não letivos.

Estas AEC são programadas em parceria com o Município, entidade Promotora, que assegura a sua dinamização através da aquisição de serviços de professores e as entidades parceiras que posteriormente as implementam em cada Escola do Ensino Básico.

Estimular e desafiar as crianças no 1º ciclo através das artes, a cidadania e o voluntariado, o inglês e, nomeadamente, a iniciação à programação é muito importante“, considera o movimento.

No entender doUnidos por Torres Vedras, a Iniciação à Programação e Robótica permite que a criança desenvolva capacidades como a criatividade, a curiosidade, o raciocínio lógico, a resolução de problemas, a reflexão, a interpretação e a concentração, “pois quando se programa, muitos conhecimentos são pertinentes, independentemente da aplicação que a criança queira desenvolver“.

Finalmente, considera-se que é igualmente importante que todas as crianças possam ter o direito a ser desafiadas de forma igual, independentemente da localização geográfica da sua escola. Nesse sentido, deverá ser feito um esforço, trabalhando em conjunto com os Agrupamentos e respeitando a sua autonomia, para garantir a oferta de AEC que se revelam estratégicas devido à adaptação da sociedade às tecnologias, necessidade acelerada pelas circunstâncias criadas pela pandemia Covid 19“.

publicidade

Artigo anteriorJovens craques do Campeonato Municipal de Futebol de Torres Vedras voltaram a juntar-se
Próximo artigoMuseu do Ciclismo Joaquim Agostinho celebrou o Dia Internacional da Bicicleta
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui