publicidade

O movimento diz querer “promover um comércio tradicional mais atrativo em todo o território”.

Esta terça-feira, dia 6 de dezembro, os Vereadores do UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico insistiram, na sessão de câmara, junto do executivo camarário do PS na contratação, cada vez mais urgente, de um Gestor para o Centro Histórico e seu comércio tradicional, de forma a criar um “Centro Comercial a céu aberto” na cidade de Torres Vedras.

Recorde-se que, em fevereiro de 2022, o UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico considerou essencial a criação de um novo modelo de negócio para o comércio tradicional no concelho, em particular no Centro Histórico. Nessa altura, propôs a criação da figura de um Gestor para o referido espaço, de forma a promover um grande “Centro Comercial a céu aberto”. Pretendia-se, com esta medida, gerar o aumento da procura, do investimento, da ocupação de espaços e do consumo no comércio local, através de uma melhor gestão de equipamentos, de um maior contacto e negociação com os proprietários e de um programa de incentivos especiais, oferecendo mais conforto, bem-estar e mobilidade às pessoas.

Passados 10 meses desta proposta, sem que o executivo camarário tomasse quaisquer medidas para resolver a situação, o comércio tradicional no Centro Histórico da cidade apresenta, aos dias de hoje, grandes fragilidades no que diz respeito à sua dinamização permanente. O apoio pontual que a Câmara Municipal de Torres Vedras atribui ao comércio tradicional durante a época natalícia está longe de ser a solução e não representa, por si só, uma medida que venha ao encontro das necessidades dos comerciantes ao longo de todo o ano.

O UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico considera que a Câmara Municipal de Torres Vedras deveria contratar de imediato um gestor para o centro Histórico, pelas razões apresentadas, acrescentando agora as seguintes medidas:

– Reativar a politica “já esquecida” da possibilidade de compra de horas de estacionamento, pelos comerciantes, por um preço simbólico, para disponibilizarem aos clientes. Apostar numa forte campanha de sensibilização;

– Criar um Fundo Municipal para apoio ao Comércio do concelho;

– Elaborar projeto para a criação de parque de estacionamento na Avenida General Humberto Delgado;

O UNIDOS por Torres Vedras – Movimento Cívico, instou o executivo camarário a avançar com estas medidas de imediato, com vista a promover um comércio tradicional mais atrativo em todo o território.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here