publicidade

Este é um programa europeu que promove o desenvolvimento urbano sustentável.

O Município de Torres Vedras viu dois projetos distinguidos pelo programa URBACT, um programa europeu que promove o desenvolvimento urbano sustentável. Criado pela União Europeia, o URBACT facilita a cooperação entre cidades e outras entidades interessadas para que possam trocar conhecimentos e experiências sobre como enfrentar os desafios urbanos, como inclusão social, economia verde, mobilidade e regeneração de espaços.

Promovendo a partilha de boas práticas entre os países europeus, o programa divulgou no dia 29 de outubro 116 projetos em vários países europeus e que foram considerados impactantes, participativos, integrados e relevantes, além de facilmente replicáveis.

O Programa de Sustentabilidade na Alimentação Escolar (PSAE) de Torres Vedras foi um dos projetos distinguidos em Portugal. Este programa assenta na sustentabilidade social, económica, ambiental e nutricional, promovendo a qualidade das refeições servidas a cada criança nas escolas do Concelho. O PSAE potencia assim a redução da pegada ecológica e estimula a economia local, com a aquisição de produtos frescos de origem local, tendo em conta a sazonalidade, integrando frutas e legumes de origem biológica e dando preferência a entrega de produtos a granel. Este programa proporciona refeições de elevada qualidade, não só pela matéria-prima, como também pelo modelo de confeção e distribuição, e contribui para a educação para a saúde e ambiente, através da promoção de hábitos alimentares saudáveis.

O projeto “Idosos Saudáveis e Ativos – Património” foi também distinguido como um exemplo para a integração da população sénior. Promovido pela Câmara Municipal em parceria com um conjunto de entidades parceiras, este projeto permite, desde 2005, a abertura ao público de monumentos religiosos que se encontravam normalmente encerrados, o que é assegurado por pessoas reformadas, com idade a partir de 55 anos, a residir no Concelho e devidamente formadas para o efeito.

O principal objetivo do URBACT é ajudar as cidades a criar soluções sustentáveis para problemas urbanos comuns, promovendo uma governança mais inclusiva, para o qual contribui a colaboração entre países europeus. O programa está atualmente em sua quarta edição, cobrindo o período de 2021 a 2027. Os projetos distinguidos são convidados a participar no URBACT City Festival, um encontro que se vai realizar na Polónia de 8 a 10 de abril de 2025.

publicidade

Artigo anteriorSemana dedicada à temática da diabetes volta a acontecer no concelho de Torres Vedras
Próximo artigoCâmara Municipal de Torres Vedras aprova redução de taxa IMI para prédios arrendados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui