
O frio chegou e a afluência às urgências aumentou. No fim de semana 5 e 6 de janeiro, 10 hospitais tinham tempos de espera acima do recomendado para urgências.
Os dias de frio já chegaram e apesar das urgências dos hospitais ser o local que as autoridades de saúde desaconselham em época de gripe, devido ao contágio, a afluência às urgências aumentou e por consequência, o tempo de espera também.
No final do dia sábado, 7 de janeiro, cerca de 10 unidades hospitalares apresentavam tempos de espera superiores ao recomendado, noticiou o Jornal Público.
Segundo o Observador, no domingo, o tempo de espera nestes hospitais já tinha sido normalizado, mas à medida o dia foi passando o tempo de espera voltou a subir: quase 20 unidades estavam com um tempo de espera superior a uma hora para o atendimento urgente de doentes.
Torres Vedras, Barcelos e S. João no Porto estavam entre os casos mais demorados, com mais de três horas de espera.
A Direção-Geral de Saúde recomenda a utilização do Linha de Saúde 24 antes de dar entrada nas urgências dos hospitais, de forma a evitar o contágio e reduzir o tempo de espera.
Os centros de saúde que compõem ACES Oeste Sul (Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Lourinhã, Cadaval e Mafra) reforçaram os horários de atendimentos complementares.
Em Torres Vedras o horário foi alargado nos dias úteis até às 22h e aos fins de semana das 8h às 20h.