
O português Vasco Ribeiro, campeão do mundo de juniores de surf, vai estrear-se no circuito mundial, ao receber um ‘wild-card’ para disputar o Moche Rip Curl Pro Portugal, entre 20 e 31 de outubro, em Peniche.
Em comunicado, o patrocinador do campeonato justifica a escolha de Vasco Ribeiro com a chegada do surfista aos quartos de final do Allianz Billabong Pro Cascais, na praia do Guincho, ao eliminar Frederico Morais, na quarta eliminatória, e a consequente obtenção do estatuto de melhor luso no ‘ranking’ de qualificação.
Este convite para a 10.ª e penúltima etapa do circuito mundial de surf vai possibilitar a estreia do Vasco Ribeiro, de 20 anos, entre a ‘elite’ do surf mundial, em Peniche, onde o melhor resultado de um luso foi alcançado por Frederico Morais, em 2013, quando chegou à terceira eliminatória, depois de ter afastado o norte-americano Kelly Slater na repescagem.
Com cinco presenças nos seis campeonatos penichenses, Tiago Pires, que falhou a prova por lesão em 2013, nunca passou da segunda ronda, tendo sido eliminado na primeira em 2009.
Nesse ano, no Rip Curl Search, o luso-alemão Marlon Lipke ainda superou a primeira ronda, mas foi eliminado na segunda, tal como viria a ocorrer em 2010, na sua última presença em Peniche.
Depois, além do ‘brilharete’ de Frederico Morais, Francisco Alves disputou a etapa portuguesa em 2011 e 2013, tendo sido afastado na repescagem em ambas, tal como ocorreu no ano passado com Nic von Rupp.