publicidade

A Corrida dos Fundadores, que decorreu entre 14 e 16 de outubro, esteve em Torres Vedras no dia 15 de outubro.

Oeste Clássicos, recebeu em Torres Vedras os participantes na primeira edição da Corrida dos Fundadores, prova comemorativa da primeira corrida de automóveis que se realizou em Portugal, em 1902, entre a Figueira da Foz e Lisboa.

Organizada pelo Museu do Caramulo, em colaboração com outras entidades e particulares, esta prova teve início no dia 14, na Figueira da Foz, e terminou no Domingo dia 16 em frente ao Casino Estoril. Contou com a participação de cerca de 40 viaturas antigas, automóveis e motos, anteriores à II Guerra Mundial.

No dia 15 de outubro os concorrentes concluíram a 2ª etapa em Torres Vedras, tendo à sua espera vários colecionadores do concelho e arredores, que responderam positivamente ao apelo da organização do Oeste Clássicos, para trazerem os seus veículos antigos e juntarem-se à equipa na receção dos participantes desta prova comemorativa dos 120 anos do Rali Figueira da Foz Lisboa.

O carro mais antigo era um Darracq de 1902, pertença da coleção do Museu do Caramulo, que fez toda a prova a andar pelos seus meios desde a Figueira da Foz até ao Estoril. Havia outros muito bonitos e raros, como o já mencionado Bugatti 57C Atalante de 1938, que era o mais novo, o Mercedes Simplex de 1904, que era o segundo mais antigo, o imponente Rolls Royce Silver Ghost de 1911, entre muitos outros, nos quais se incluíam o Rolls Royce 25/30 de 1936 e o Wolseley 10/40 de 1937 que estiveram na Exposição Oeste Clássicos, realizada em setembro no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras.

Realizou-se ainda um desfile pelas ruas da cidade de Torres Vedras, que permitiu mostrar alguns dos veículos da Corrida dos Fundadores aos transeuntes.

Veja as fotografias:

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here