A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira instalou 20 câmaras de videovigilância no passeio ribeirinho, entre Alhandra e o Jardim Municipal Constantino Palha, no âmbito de um projeto de segurança, num investimento de 90 mil euros.
De acordo com o município, no distrito de Lisboa, o “Projeto de Videovigilância do Espaço Público” é operacionalizado e monitorizado pela Polícia de Segurança Pública (PSP).
Em resposta enviada à agência Lusa, a autarquia revelou que o centro de videovigilância já se encontra operacional na esquadra da PSP de Vila Franca de Xira.
“Este centro de videovigilância – que funcionará num sistema de circuito fechado de televisão – traduziu-se na instalação de 20 câmaras no Caminho Pedonal Ribeirinho desde Alhandra até ao Jardim Municipal Constantino Palha”, adiantou o executivo de Alberto Mesquita (PS).
Segundo a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, o projeto de videovigilância – que incluiu o centro de videovigilância, câmaras e outras infraestruturas – tem um custo para o município de 90 mil euros.
“A Câmara Municipal foi responsável pela aquisição de todos os equipamentos associados a este centro de videovigilância, ficando também responsável pela sua manutenção e pelas ações de formação que irão avançar em breve para os agentes [da PSP] que vão trabalhar neste centro, a fim de ser potenciada a utilização de todo o sistema tecnológico”, salientou.
No sentido de também reforçar os meios informáticos para o Programa Escola Segura, o município vai oferecer 10 computadores à PSP.
Num investimento de 6.500 euros, a oferta de material informático às forças policiais pretende “melhorar a capacidade de respostas […] no âmbito de um policiamento de proximidade e, mais especificamente, do Programa Escola Segura”, segundo a autarquia.