Vila Franca de Xira vai investir 1,3 ME em ilhas ecológicas em todo o concelho
publicidade

O município de Vila Franca de Xira vai dispor até 2021 de 205 ilhas ecológicas, com sensores, destinadas à deposição de resíduos para reciclagem e indiferenciados, num investimento de 1,3 milhões de euros, anunciou hoje a autarquia.

O anúncio foi feito ao final desta manhã pelo presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa), Alberto Mesquita (PS), durante uma visita à freguesia da Castanheira do Ribatejo, local onde foram instaladas as primeiras ilhas ecológicas do concelho.

“Trata-se de 145 equipamentos que iremos colocar próximos dois meses, por outras freguesias, num investimento de 880 mil euros. Depois, em 2021 faremos um investimento de cerca de 470 mil euros para colocar mais 60 equipamentos”, explicou o autarca aos jornalistas.

Alberto Mesquita destacou o facto de estas ilhas ecológicas terem incorporado um sensor que permite aos Serviços Municipalizados “fazer uma melhor gestão da recolha”.

“Permite-nos ter informação durante o trajeto [recolha], sabendo onde temos problemas, e alterar a rota se for necessário”, sublinhou.

O autarca adiantou ainda que o objetivo da autarquia é retirar todos os contentores à superfície até 2024.

“Por um lado, estes equipamentos [ilhas ecológicas] em termos de beleza estética e de enquadramento no espaço público são muito mais interessantes e, por outro, permitem aumentar também a capacidade”, justificou.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here