Vimeiro recebe 15.000 visitantes
publicidade

Recriação Histórica & Mercado Oitocentista recebeu cerca de 15 mil visitantes 

O Vimeiro, recebeu no passado fim de semana a Recriação Histórica & Mercado Oitocentista que contou com aproximadamente 15 mil visitantes, de 14 a 16 de julho.

“Este ano, o evento superou largamente as nossas expectativas, tendo ultrapassado os 10 mil visitantes da edição de 2016. Esta iniciativa tem vindo a crescer sustentadamente não só em número de visitantes como em número de expositores no Marcado Oitocentista e recriadores”, adianta o Vice Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, Fernando Oliveira, e vereador responsável pelo pelouro do Turismo e Competitividade. 

O responsável acrescenta: “Um outro dado também importante é o facto do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro ter recebido cerca de 2400 visitantes nestes três dias, quase o dobro do número da edição de 2016.”

Recriação Histórica & Mercado Oitocentista contou com cerca de 70 expositores e reuniu mais de 200 figurantes, incluindo os recriadores históricos (militares) e participantes da população do Vimeiro.

Durante os três dias, quem visitou o Vimeiro foi convidado a viajar no tempo, podendo provar e comprar produtos gastronómicos caraterísticos da época assim como várias atividades e ofícios típicos do século XIX. Profissões como a olaria, a carpintaria ou a tecelagem de lã estiveram representadas pelas mãos dos animadores do evento a par de várias demonstrações de manobras militares e jogos de guerra do Período napoleónico. Contou ainda com vários workshops, animações de rua, concertos e mostras de produtos gastronómicos. Além das recriações, os momentos altos do evento foram o Baile Oitocentista e o Banquete Real.

O Vimeiro celebrou, assim, a histórica Batalha de 1808, ponto central na segunda restauração da independência de Portugal, organizando a sua Recriação Histórica & Mercado Oitocentista.

A iniciativa foi organizada pela Câmara Municipal do Lourinhã acompanhada pela Junta de Freguesia de Vimeiro e pela Associação para a Memória da Batalha de Vimeiro.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here