publicidade

O “bom vinho” de Torres Vedras foi pelo quinto ano celebrado por meio de um festival criado para o efeito no âmbito das Festas da Cidade de Torres Vedras.

O mesmo decorreu no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras entre os dias 28 de outubro e 11 de novembro.

No âmbito da edição deste ano do Festival do Vinho de Torres Vedras 11 produtores de vinho do concelho de Torres Vedras deram a conhecer as suas marcas num espaço permanente dedicado à mostra e venda do mesmo. Foram eles: Adega Cooperativa da Carvoeira, CRL; Adega Cooperativa de Dois Portos, CRL; Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa, CRL; Adega Mãe – Sociedade Agrícola, Lda; António Francisco Bonifácio & Filhos, Lda; AVA – Associação para Valorização Agrária; João Melícias – Unipessoal, Lda; Santos & Santos, Lda; Sociedade Agrícola Quinta da Folgorosa, Lda; Sociedade Vitinícola do Formigal, Lda; e Vinhas do Portuxo, Lda. Também os municípios de Villenave d’ Ornon e Lagos, que estão geminados com Torres Vedras, deram a conhecer os seus vinhos no evento.

Todos os dias houve produtores distintos em destaque, num espaço orientado para o efeito, em que os mesmos evidenciaram as suas referências, dinamizando a sua marca, proporcionando provas e fazendo venda personalizada.

Integrado neste festival realizou-se de novo o concurso “O Vinho Tinto e Vinho Branco de Torres Vedras do ano”, orientado tecnicamente, como sempre, pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. – Unidade Estratégica de Investigação e Serviços de Biotecnologia e Recursos Genéticos (ex-Estação Vitivinícola Nacional), localizado em Dois Portos. O anúncio dos vencedores desse concurso aconteceu no dia 12 de novembro, no decorrer da Final do Festival das Vindimas.

Foram vencedores do mesmo, na categoria de brancos: Velhos Tempos – Reserva Arinto – 2015 – Vinho Regional de Lisboa (da Adega Cooperativa de Carvoeira); e, na de tintos: Fonte das Moças 2013 – Vinho Regional de Lisboa (do produtor João Melícias).

Vinho de Torres Vedras mais uma vez celebrado nas Festas da Cidade

Estes vinhos serão utilizados em 2017 nas ofertas institucionais da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Relacionado com o Festival do Vinho de Torres Vedras teve lugar uma mostra de bolos ferradura e uma outra de uvada. Nesse âmbito, no Feriado Municipal de Torres Vedras (11 de novembro), realizou-se, no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras, uma degustação de uvada. Integraram estas mostras: ApiOeste (Freguesia de São Pedro da Cadeira); Artur Gomes (Freguesia do Turcifal); Centro de Cultura e Animação de Campelos (União de Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça); Centro Social Paroquial de Santo António de Campelos (União de Freguesias de Campelos e Outeiro da Cabeça); Conservas a Oeste (União de Freguesias de A dos Cunhados e Maceira); É Doce (Freguesia da Silveira); EUMA – Tradição no Sabor (Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães); Maria da Conceição Gomes (Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães); Moinhos da Capucha (Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães); Paulo Rodrigues (Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães); Ponte Doce (Freguesia da Ponte do Rol); e Terras de Dinossauros (Freguesia do Ramalhal).

Recorde-se que o concelho de Torres Vedras é o maior produtor de vinho do pais, razão também pela qual a Câmara Municipal de Torres Vedras há cinco anos a esta parte organiza aquele festival que pretende igualmente enaltecer a qualidade dos vinhos locais, valorizando o trabalho desenvolvido pelos seus produtores.

O evento contou com a parceria dos respetivos produtores locais; do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP – Unidade Estratégica de Investigação e Serviços de Biotecnologia e Recursos Genéticos (ex-Estação Vitivinícola Nacional); e da Associação de Agricultores de Torres Vedras.

De referir que o Festival do Vinho de Torres Vedras integrou-se nas Festas da Cidade de Torres Vedras, as quais foram organizadas pelo Município de Torres Vedras, patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab, Fepal e Oeste Portugal, e tiveram como água oficial as Águas do Vimeiro e o Golf Mar como hotel oficial.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.