publicidade

Visita-guiada vai realizar-se no próximo dia 4 de fevereiro.

Uma visita-guiada performativa que levará os participantes na mesma a submergir na riquíssima criatividade popular ligada ao Carnaval, único e desconhecido, da localidade de Cambelas, realizar-se-á na tarde do próximo dia 4 de fevereiro.

Produzida pela ESTUFA – Plataforma Cultural (e com a direção artística de Jonas), esta atividade consistirá num percurso por aquela aldeia da freguesia de S. Pedro da Cadeira, ao longo do qual se poderão observar instalações de bonecos em tamanho real, caveiras, enxertos, entre outros elementos decorrentes de práticas e rituais, e escutar depoimentos de cambeleiros relacionados com as tradições de Entrudo da sua localidade. Estão ainda previstas algumas surpresas, que acontecerão num universo com um toque de surrealismo popular.

“ALCHIMIST” é o nome que foi atribuído à atividade, por alusão a um episódio ocorrido a 15 de fevereiro de 1978 na praia de Cambelas, dia em que nesse local encalhou o gigantesco cargueiro alemão Alchimist Emden. Um episódio que colocou Cambelas nas “bocas do mundo” e levou inclusivamente a que essa então recôndita povoação fosse visitada pelo presidente da República.

“ALCHIMIST” é acima de tudo uma homenagem a um lugar e a um povo de enorme criatividade, resiliência e engenho.

Trata-se de uma atividade integrada no programa comemorativo do Centenário do Carnaval de Torres Vedras.

Terá início pelas 15h00, junto ao edifício da antiga escola primária de Cambelas.

publicidade

Artigo anterior“Workshop” de fotografia de aves na área da futura Reserva Natural Local Foz Azul
Próximo artigoO que ter em conta ao escolher uma casa de apostas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui