publicidade

Se gosta de geologia e paleontologia o “Espaço dos Dinossauros” é o local certo.

Está a decorrer no Parque Municipal da Praia de Santa Cruz, em Torres Vedras, o programa
“Espaço dos Dinossauros”, uma iniciativa da Sociedade de História Natural de Torres Vedras
em parceria com o município.

Este espaço é composto por um Laboratório de Paleontologia aberto à população em geral, de Segunda a Sábado, das 14h às 19h e das 21h às 23h, onde se pode observar ao vivo os paleontólogos e voluntários a prepararem blocos contendo ossos de dinossauros, os quais têm vindo a ser escavados nos últimos 20 anos por aquela instituição científica.

Mas poderão ser vistos não apenas blocos com ossos de dinossauros provenientes de escavações, senão também outros ossos que fazem parte de uma coleção privada, recolhida por um amador ao longo de 30 anos e que entretanto foi cedida ao município e à Sociedade de História Natural para integrarem um futuro museu paleontológico a ser criado naquela Praia de Santa Cruz.

A coleção José Joaquim dos Santos, complementada pelo acervo recolhido e escavado pela Sociedade de História Natural de Torres Vedras compõem uma das maiores coleções da península ibérica de dinossauros e outros animais do Jurássico.

“A ideia subjacente a esta iniciativa é aproximar o público às atividades rotineiras de um
paleontólogo, de uma forma interativa. Os visitantes do espaço podem ver a preparação dos ossos ao vivo, colocar questões e ter uma pequena explicação sobre os ecossistemas do jurássico de Torres Vedras”.

Para além das visitas livres ao espaço, existe um programa de oficinas destinadas a crianças e famílias, todos os sábados de manhã até final de Agosto, mediante marcação através do site da Sociedade de História Natural (www.shn.pt) ou no local.

Uma novidade para este ano são as visitas guiadas sobre a geologia e paleontologia da Praia de Santa Cruz, também elas sob marcação.

Existe ainda um programa de voluntariado internacional, que este ano conta com jovens
interessados em paleontologia ou que estão a realizar estudos universitários nestes domínios do conhecimento, com participantes de Portugal, Malta, Holanda, França e Polónia.

O Espaço dos Dinossauros foi visitado em 2017 por cerca de 3500 pessoas e participantes
entre 3 de Julho e 15 de Setembro.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here