publicidade

A Diabetes e a Retinopatia Diabética

 A Diabetes é uma doença que afeta muitos milhões de pessoas e as suas consequências são graves e variadas. É comum a visão ser bastante afetada por esta doença, nomeadamente através do desenvolvimento da Retinopatia Diabética, uma doença ocular e a complicação visual muito frequente nas pessoas com diabetes e que pode levar a perdas de visão e, em casos mais extremos, à cegueira.

A boa notícia é que a Retinopatia Diabética pode ser controlada e as suas complicações evitadas com um controlo apertado da patologia. Uma das formas mais simples e práticas de avaliação é a realização de um exame que consiste numa simples fotografia ao interior dos seus olhos. Sem complicações, não invasivo e rápido. Este exame permite ainda o acesso a um relatório realizado por Oftalmologistas. É um exame destinado a todos os diabéticos, ou potenciais diabéticos ou ainda aqueles que já desenvolveram uma Retinopatia Diabética, mas que querem acompanhar a sua evolução.

Nestes casos a prevenção pode fazer toda a diferença e é importante que os diabéticos apostem em medidas preventivas para usufruírem de uma boa qualidade de vida.

Focada nos cuidados primários da saúde visual da comunidade, as ÓTICAS-OCT vão realizar um Workshop sobre a Prevenção da Retinopatia Diabética, a importância do Rastreio, no próximo dia 30 de junho pelas 21h00 no Pavilhão Multiusos, inserido no painel de workshops a realizar durante a Feira de S. Pedro.

Esta iniciativa contará com as seguintes apresentações:

  • O Papel das ÓTICAS-OCT e do Optometrista no Rastreio e Prevenção da Diabetes. Fernando Martins, Diretor Técnico e Optometrista das ÓTICAS-OCT.
  • Exame de Rastreio na Retinopatia Diabética. Soraia Barata, Retmarker.
  • Testemunho de um Diabético. Armando Jorge Vieira Fernandes.

Como é habitual, de 29 de Junho a 9 de julho as ÓTICAS-OCT estarão também presentes na Feira de S. Pedro, Stand dos Rotary Clube, a realizar rastreios visuais.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.