X Jornadas Profissionais – “Deixa o Mundo um pouco melhor do que o encontraste”
publicidade

“Não se esqueçam que vocês vão ser os Homens de amanhã, o que fizerem hoje vai se refletir nos vossos filhos, a participação cívica é muito isso”.

Realizou-se esta terça-feira a décima edição das Jornadas Profissionais no Externato de Penafirme. Este ano, as Jornadas intitularam-se “Eu, Cidadão” com os temas voluntariado e participação cívica em destaque no debate entre os alunos e os quatro oradores convidados.

“Não se esqueçam que vocês vão ser os Homens de amanhã, o que fizerem hoje vai se refletir nos vossos filhos, a participação cívica é muito isso”, afirmou Nuno Santos, Coordenador da equipa educativa, acrescentando que o objetivo desta edição das Jornadas Profissionais “é plantar sementes, deixar aqui alguma coisa para que possam ver que há mais além de jogos, telemóveis ou conversa fiada”.

O Eng. André Ferreira, do Corpo Nacional de Escutas, Agrupamento 122 – Torres Vedras; Carlos Carreira, Dirigente Associativo Jovem ; Rute Silva, voluntária internacional do Grupo Missão Mundo e a Eng. Ana Filipa Filipe, voluntária nacional do Grupo Zarpas, partilharam, com os cerca de 200 alunos, as suas experiências pessoais a nível formativo, profissional e como voluntários ativos.

“Deixa o Mundo um pouco melhor do que o encontraste” foi a expressão utilizada pela Eng. Ana Filipa Filipe para explicar aos alunos como manteve a motivação para estudar, ser escuteira e praticar dois desportos ao longo da sua vida.

Os alunos tiveram uma participação ativa nesta edição das Jornadas Profissionais, colocaram várias questões aos intervenientes sendo que a carga horária escolar, a falta de tempo e falta de informação relativa a ações de voluntariado foram dos assuntos mais abordados pelos alunos.

“O balanço é muito positivo, estas Jornadas Profissionais dedicadas ao tema “Eu, Cidadão” serviram para dar algum destaque também à componente de cidadania, uma componente que agora faz parte obrigatória do perfil de competências à saída dos alunos do ensino obrigatório e é uma área que às vezes é pouco destacada. Mas é necessário destacá-la. E como se viu, quer nas intervenções, quer na discussão e interação que se gerou depois com os alunos, foi um tema que despertou grande interesse”, revelou António Esteveira, Diretor Pedagógico da Escola Profissional de Penafirme.

Após o encerramento das Jornadas a escola proporcionou um almoço aos convidados confecionado pelos alunos do Curso de Cozinha da escola.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here