XII Fab Lab BootCamp em Torres Vedras
publicidade

Em 2018, o encontro dos Fab Labs nacionais realizar-se-á em Torres Vedras, entre os dias 12 a 15 de julho, no espaço do Torres Vedras LabCenter.

Em 2018, o encontro dos Fab Labs nacionais realizar-se-á em Torres Vedras, entre os dias 12 a 15 de julho, no espaço do Torres Vedras LabCenter.

Este encontro irá iniciar-se com um conjunto de palestras, onde coordenadores de FabLabs, professores e dinamizadores de projeto partilham as suas experiências. Na manhã de sexta-feira, iremos contar com a presença de Liz Whitewoolf, diretora do Fab Lab do Carnegie Science Center, Miquel Carreras, coordenador do Fab Lab do Liceu Politecnic de Barcelona, João Leão, do OPOLAB, Alexandra Baltazar do V!VALAB, Gonçalo Oliveira do Académico de Torres Vedras, Paulo Teixeira, coordenador do FabLab EDP e Francisco Mendes do Hardware City.

O evento conta com um elevado número de workshops, dinamizados por especialistas nacionais e internacionais sobre educação, ciência, tecnologia, prototipagem digital, impressão 3D, IoT, Robótica, corte a laser, programação, modelação 3D, artes manuais, comunicação e imagem. Estas sessões estão pensadas para todos os tipos de público, com especial foco em quem está a dar os primeiros passos no uso destas tecnologias em contextos profissionais e educativos. Estes workshops são ajustados a profissionais da indústria e a professores, subdivididos por dois temas: “Como criar uma escola a partir de um FAB LAB?” e “O que andam os FABs e os MAKERs a fazer?”

Como Criar uma Escola a partir de um Fab Lab está direcionado aos profissionais da educação, tendo o formato de ação de formação creditada pelo Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã. Os docentes participantes terão a oportunidade de conhecer a comunidade de FAB LABs nacional e participar nos diversos workshops de introdução à fabricação digital, programação, robótica, modelação e impressão 3D, entre outros. Pretende-se que desta partilha formativa, onde podem participar professores e educadores de todos os níveis de ensino, saia um documento estratégico a entregar ao governo português, com medidas concretas sobre como criar uma escola a partir dos ambientes colaborativos e cooperativos baseados em projetos que caracterizam os FabLabs.

O que andam os FABs e os MAKERs a fazer? está direcionado para os profissionais diretamente ligados às empresas e FabLabs, procurando ligar a indústria ao ambiente dos FabLabs e MAKERs através da dinamização de reuniões informais e workshops que permitam a partilha de conhecimentos nas áreas da programação avançada, hexacópteros, interface com ARDUINO, optimização de código, impressão 3D profissional com recursos a materiais de última geração, simulação e modelação 3D profissional, aplicações à indústria do IoT, programação, robótica a partir do zero e CNC-fresas feitas em casa. Os workshops serão dinamizados por profissionais, makers, académicos e inventores das diversas áreas, com larga experiência na área.

Um BootCamp é um encontro informal dos laboratórios de fabricação, reunindo os seus membros para discussão e partilha de conhecimentos no âmbito da fabricação digital, prototipagem de projetos, indústria 4.0, formação e gestão. Existem cerca de 15 FabLabs ativos em Portugal, estando muitos outros a ser inaugurados e organizados.

É organizado pela Associação LAB ABERTO FAB LAB, com apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras, Torres Vedras LabCenter, Instituto Politécnico de Leiria, ISCTE-IUL, CFTVL, Associação Nacional de FabLabs e Embaixada dos Estados Unidos da América, em parceria com outros Fab Labs, associações de professores, escolas, inventores, makers, e empresas. O programa detalhado e inscrições estão disponíves em http://lababerto.pt/.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here