publicidade

A obra relativa à primeira fase da requalificação do Parque Municipal de Santa Cruz foi inaugurada no passado dia 18 de junho.

A intervenção incidiu na zona sul daquele parque de lazer, abrangendo uma área de 5.133 m2, e representando um investimento de 273.965,68 euros.

Potenciar as características de jardim e parque verde vocacionado para atividades de lazer mais informais foi a premissa central da obra realizada na zona sul do Parque Municipal de Santa Cruz. Decorrente desse objetivo, procedeu-se à instalação de um relvado que unifica toda a área intervencionada, a qual é atravessada por um caminho em saibro que faz a ligação com a zona norte do parque. Na zona mais a norte da intervenção realizada, ampliou-se e reconverteu-se o espaço de esplanada existente, o qual tem agora dimensão para a realização de pequenos eventos, como concertos de caráter mais intimista. Perto dessa esplanada, mais a sul, foram criados dois espaços destinados ao recreio infantil, sendo que o relvado é pontuado por pequenas estruturas em madeira que convidam também a uma utilização lúdica pelas crianças. Numa posição de centralidade foi criada uma praça, a qual funciona como espaço de encontro e de realização de pequenos eventos, que se encontra enquadrada com a fonte existente a poente. Perto dessa praça, a noroeste, no relvado, foram instalados conjuntos de mesas e bancos para merendas, sendo o relvado também pontuado por pequenos bancos individuais em betão que potenciam a estadia e a circulação pelo mesmo. O espaço mais a sul do parque, que é rematado por um muro em betão, constitui-se como uma área preferencial para a realização de pequenos espetáculos. De referir também que na zona sul do espaço intervencionado construíram-se bancos/muretes (alguns deles com a função de conter as terras do talude existente a sudoeste) e, a nascente, manteve-se o acesso à malha urbana com a requalificação da ponte e do caminho já anteriormente existentes.   

Na inauguração desta primeira fase da obra de requalificação do Parque Municipal de Santa Cruz, a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, salientou a multifuncionalidade do espaço intervencionado, o qual se destina a todas as faixas etárias, mas, de forma preferencial, ao usufruto pelas famílias. Laura Rodrigues frisou ainda na sua intervenção a componente ambiental da intervenção, atestável no facto de, no âmbito da mesma, terem sido plantadas, ao todo, 54 árvores.

Já o presidente da Junta da Freguesia da Silveira, Luís Pedro Silva, aproveitou, na sua alocução, para agradecer o esforço efetuado para que a obra fosse inaugurada antes do início do verão, tendo realçado a importância da criação de espaços verdes em Santa Cruz e a mais-valia que constitui o parque municipal desta localidade para a população.

A requalificação do Parque Municipal de Santa Cruz prosseguirá com a intervenção na sua zona norte, na qual se situa, recorde-se, o campo de jogos do mesmo.

publicidade

Artigo anteriorConstrangimentos na Urgência deixam bombeiros de Torres Vedras com uma ambulância várias horas
Próximo artigoRádio da EB 2,3 de Maxial venceu as Olimpíadas das Rádio-Escolas
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui