DIABETES EM MOVIMENTO® – TORRES VEDRAS
PROGRAMA COMUNITÁRIO DE EXERCÍCIO FÍSICO

A partir do dia 4 de outubro, Torres Vedras passará a contar com o programa comunitário de exercício físico “Diabetes em Movimento®”, destinado a diabéticos do tipo 2, concretizado pela realização de 3 sessões semanais (segundas, quartas e sextas-feiras), entre as 10h00 e as 11h30, no Pavilhão Desportivo do Sporting de Torres. Os interessados em participar neste programa deverão consultar o seu enfermeiro ou médico de família.

A diabetes é um dos maiores desafios dos Sistema Nacional de Saúde. Portugal posiciona-se entre os países europeus que registam uma das mais elevadas taxas de prevalência desta doença – mais de 13% da população (cerca de 1 milhão de portugueses), e os custos associados ao seu tratamento atingem 1% do PIB e 12% de toda a despesa em saúde. Apesar da atividade física ser uma das estratégias terapêuticas não farmacológicas essenciais no controlo da diabetes, os níveis de inatividade física e sedentarismo destes indivíduos são elevadíssimos.

Foi neste contexto que a Câmara Municipal de Torres Vedras e o ACES Oeste Sul decidiram avançar na implementação do “Diabetes em Movimento®” em Torres Vedras.

“Diabetes em Movimento®” é um programa comunitário de exercício físico desenhado para pessoas com diabetes tipo 2 desenvolvido em Portugal desde 2011.
Este programa visa proporcionar a esta população a dose mínima de exercício físico recomendada para o controlo da Diabetes pelas principais organizações científicas internacionais, e sem custos diretos para os participantes.

As atividades em Torres Vedras decorrem de outubro de 2017 a junho de 2018.

Parceria: Câmara Municipal de Torres Vedras, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e Centro de Saúde de Torres Vedras do ACES Oeste Sul.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here