publicidade

Nos passados dias 11 e 12 de julho, teve lugar em Santa Cruz (Torres Vedras) a Academia “Oeste + Jovem”, promovida pela JSD Distrital Lisboa – Área Oeste. Esta grande ação de formação, destinada aos jovens, enquadrou-se num sério e profundo projeto de formar melhores cidadãos e melhores políticos, que a Juventude Social-Democrata tem desde o seu nascimento, e que, no Oeste, também não é exceção.

Os trabalhos da Academia abriram com as intervenções do Vice-Presidente do PSD Oeste, Eng.º Damas Antunes, do Presidente da JSD Oeste, Jorge Faria de Sousa, e da Presidente da JSD de Torres Vedras, Marta Geraldes.

O primeiro painel de formação levou o Eurodeputado Carlos Coelho, e o Deputado, Duarte Marques, a tratar o tema da comunicação em política. Seguiu-se um debate com a participação do Deputado, António Rodrigues, sobre a “Social-Democracia na Europa de hoje”. O terceiro painel do primeiro dia de formação foi protagonizado pelo Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, e pelo Presidente da J.F. de Santa Bárbara, do município da Lourinhã, Sérgio Ferreira, que abordaram o tema das autarquias e sua gestão na atualidade. Antes do jantar-conferência sobre “Solidariedade Social e a Sociedade Civil”, que contou com a participação da Deputada, Mónica Ferro, houve ainda tempo para Paulo Colaço e Jorge Nuno Sá (ex-dirigente e ex-Presidente da JSD, respetivamente) exporem grande parte da História da JSD.

No segundo dia de formação, o Deputado Duarte Pacheco promoveu um debate sobre a reforma do sistema político em Portugal e abordou o futuro da economia portuguesa.

Por fim, deu-se o encerramento dos trabalhos de um fim de semana que terá contribuído decisivamente para uma melhor formação da juventude e para o elevar da política e sua credibilidade. Como referiu Jorge Faria de Sousa, “mais uma ação de formação, marca forte da JSD, e que a distingue de todas as restantes juventudes partidárias”. O mesmo voltou ainda a defender a importância da criação da marca “produto do Oeste” e exigiu que a constituição do Conselho Intermunicipal da Juventude, uma proposta apresentada pela JSD Oeste, fosse, de uma vez por todas, implementada. Em jeito de conclusão, ficou a promessa de que a Academia Oeste + Jovem será um projeto que ganhará regularidade ao longo dos anos, dada a sua importância e utilidade para a sociedade civil, como já foi referido anteriormente.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.